Boa Prática de Erechim

 

boa praticaO projeto “Comunidade forte exercendo cidadania” da Prefeitura de Erechim, Rio Grande do Sul, objetiva atender as demandas sociais através da participação direta dos cidadãos.  A solicitação de auxílio financeiro para reforma, ampliação ou até construção de espaços de confraternização comunitária tornou-se uma das principais demandas elencadas pela população nas assembleias de Orçamento Participativo, levando o governo municipal a construir os meios para viabilizar as reivindicações populares.

O processo começa com o levantamento das demandas pela população, a construção de um processo de mobilização e debate decisório em assembleia, a eleição dos delegados e conselheiros para acompanhar e auxiliar no processo de execução das obras decididas, culminando com a entrega das obras e a prestação de contas à comunidade. Um ponto a se destacar na prática é o fato de o repasse de recursos à comunidade só acontecer mediante o compromisso de uma contrapartida de 20% sobre o valor recebido, que pode ser em dinheiro ou em mão de obra. Esse processo, além do envolvimento popular, gerou um lema ao Orçamento Participativo de Erechim: A comunidade decide e ajuda a fazer.

No período de 2009 a 2014, já foram repassados recursos públicos em forma de auxílio para mais de 80% das comunidades organizadas no município, um investimento que supera o valor de 15 milhões de reais, ao longo desses seis anos. O total de investimento que o município realizou, nesse período, foi de 25 milhões de reais, através do Orçamento Participativo.

 

Para mais informações acesse o site da Prefeitura de Erechim: www.pmerechim.rs.gov.br ou entre em contato com a Coordenadora do Projeto, Terezinha Magaieski, através do email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou do telefone: +55 54 3522 1277.

Receba nossa news

FacebookTwitterGoogle BookmarksRSS Feed

Coordenação Nacional 2013-2015

Prefeitura Municipal de Canoas

Rua Quinze de Janeiro, 11, Centro

CEP: 92010-300 Canoas/RS - Brasil

Tel: +55 (51) 3462-1729 | 3462-1562

E-mail: redeop@gmail.com