Plano de Trabalho

O Plano de Trabalho 2013-2015 da Rede Brasileira de Orçamento Participativo foi apresentado, elaborado e aprovado durante o VIII Encontro da rede, em abril de 2014, em Brasília/DF.

Este plano tem como objetivos mobilizar a rede nas diferentes regiões do país, promover a multiplicação de experiências de orçamento participativo, e fomentar a cooperação com outras redes regionais e internacionais.

O plano está organizado em 4 eixos de atuação:

1. Mobilização da Rede

1.1. Constituição do Comitê de Mobilização, formado por 11 cidades mais a cidade Coordenadora Nacional. O Comitê deverá se reunir com periodicidade definida, a fim de realizar uma capacitação de seus integrantes e manter o acompanhamento das capacitações regionais.

1.2. Encontros Nacionais buscando contemplar as diferentes regiões do país e promover a ampliação da rede.

1.3. Encontros Regionais com um calendário estabelecido previamente de um encontro por mês e no maior número de Estados possíveis, para favorecer a mobilização regional articulada e para manter a Rede mobilizada em diferentes regiões.

2. Formação e Multiplicação de Experiências

A partir da constituição do Comitê de Mobilização, pretende-se formar um grupo de multiplicadores para auxiliar e promover regionalmente a implementação de OP em cidades interessadas e também capacitar as que já possuem.

2.1. Oficinas de Capacitação de Multiplicadores com cidades integrantes do Comitê para que seja possível estabelecer um calendário de capacitações regionais.

2.2. Oficinas de Capacitação Regionais nas cinco macrorregiões do país, além de visitas aos municípios interessados e aos com boas práticas já existentes.

3. Comunicação e Sistematização de Experiências

3.1. Criação do Prêmio de Boas Práticas de Orçamento Participativo com o objetivo de reconhecer experiências inovadoras e criativas de democracia participativa nos governos locais brasileiros.

3.2. Ferramentas de comunicação e divulgação com um novo website, newsletter eletrônica mensal e reativação das redes sociais.

3.3. Sistematização de Experiências de OP do Brasil em uma publicação ao final de 2015.

4. Cooperação

4.1. Articulação com redes estaduais e universidades para promover ações integradas e favorecer o intercâmbio de experiências.

4.2. Articulação com redes internacionais para possibilitar a cooperação com outras redes.

4.3. Promover atuação e representação da rede em encontros internacionais no 7º Fórum Urbano Mundial, XIV Conferência do OIDP, 3ª Conferência do PBP e XIX Cúpula das Mercocidades, entre outros.

Receba nossa news

FacebookTwitterGoogle BookmarksRSS Feed

Coordenação Nacional 2013-2015

Prefeitura Municipal de Canoas

Rua Quinze de Janeiro, 11, Centro

CEP: 92010-300 Canoas/RS - Brasil

Tel: +55 (51) 3462-1729 | 3462-1562

E-mail: redeop@gmail.com