Rede participa de evento de Governos Abertos

No dia de ontem (29) foi realizado o I Encontro Brasileiro de Governo Aberto na cidade de São Paulo/SP. Canoas, como atual Coordenadora Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo esteve representada pelo Secretário-Executivo da Rede, Célio Piovesan.

O evento foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo com o objetivo de oferecer um espaço para que gestores, movimentos sociais, acadêmicos e cidadãos pudessem conhecer e debater propostas, estudos e ações relacionadas com o governo aberto visando a troca de experiências entre as cidades, como destaca o Secretário Célio Piovesan ‘’o Governo Aberto trás dois pontos importantes: transparência e prestação de serviços,  devolvendo a esperança às pessoas para retomarem o poder de forma mais democrática, com participação nos serviços. “Contudo, nas questões relacionadas à transparência ainda há caminhos para percorrer”.

Nesta oportunidade o Secretário falou sobre o Sistema de Transparência e Ética de Canoas e sobre a importância do trabalho da Rede Brasileira de OP na construção de processos democráticos nas cidades.

Para os organizadores do evento o conceito de governo aberto vem ganhando força e trazendo mudanças profundas na maneira de como o Estado se relaciona com a sociedade e igualmente na forma de como organizações da sociedade civil e cidadãos podem influenciar nos rumos do governo e por isto a importância da realização de eventos como este.

O que é governo aberto?

Segundo a Carta Latino-americana de Governo Aberto, aprovada pela XVII Conferência Ibero-Americana de Ministras e Ministros de Administração Pública e Reforma do Estado, governo aberto pode ser definido como: um conjunto de mecanismos e estratégias que contribuem para a governança pública e bom governo com base nos pilares da transparência, participação pública, prestação de contas, colaboração e inovação, centradas no envolvimento de cidadãos no processo de tomada de decisão, assim como na formulação e na implementação de políticas públicas para fortalecer a democracia, a legitimidade da ação pública e o bem-estar coletivo.

Um dos principais marcos para a difusão do Governo Aberto foi a constituição da Parceira para o Governo Aberto — ou Open Government Partnership (OGP) em inglês. Criada em 2011, seu objetivo foi o de obter compromissos concretos entre governo e sociedade civil para a promoção de transparência, combater a corrupção, empoderar cidadãos e utilizar novas tecnologias para fortalecer governo. Hoje a parceria envolve 70 países, além de governos subnacionais.

Receba nossa news

FacebookTwitterGoogle BookmarksRSS Feed

Coordenação Nacional 2013-2015

Prefeitura Municipal de Canoas

Rua Quinze de Janeiro, 11, Centro

CEP: 92010-300 Canoas/RS - Brasil

Tel: +55 (51) 3462-1729 | 3462-1562

E-mail: redeop@gmail.com