Coordenação

A Cidade de Canoas foi eleita coordenadora nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo para os próximos dois anos em cerimônia realizada durante a 18° Cúpula da Rede Mercocidades em Porto Alegre, no dia 29 de novembro de 2013.

Canoas, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, no sul do Brasil, é um dos pólos industriais mais importantes do país com localização privilegiada, a 8 km do aeroporto internacional Salgado Filho, o maior do sul do Brasil. A cidade tem o 25° maior PIB entre todas as cidades brasileiras e o 2° maior do Rio Grande do Sul com uma economia pujante atrás apenas da capital Porto Alegre.

Canoas é referência nacional e internacional em participação popular e em transparência da gestão pública, com ferramentas inovadoras como a Ágora Virtual, o Orçamento Participativo e o premiado projeto Prefeitura na Rua.  A cidade é também reconhecida pelas políticas de segurança cidadã, com a experiência do “Território de Paz Guajuviras” premiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e incluído nas conferências do PNUD e da ONU-Habitat.

A cidade também possui grande articulação com outras instituições internacionais sobre esse tema.  Essa é uma das razões pelas quais sediou, entre os dias 03 e 05 de junho de 2014, a 14ª Conferência do Observatório Internacional de Orçamento Participativo (OIDP), que reuniu aproximadamente 800 participantes, de 25 países e contou com a apresentação de 86 experiências. Além disso, Canoas também é a atual Coordenadora da Unidade Temática de Autonomia, Gestão e Participação (UTAGP) da Rede Mercocidades, eleita pelo segundo ano consecutivo.

Receba nossa news

FacebookTwitterGoogle BookmarksRSS Feed

Coordenação Nacional 2013-2015

Prefeitura Municipal de Canoas

Rua Quinze de Janeiro, 11, Centro

CEP: 92010-300 Canoas/RS - Brasil

Tel: +55 (51) 3462-1729 | 3462-1562

E-mail: redeop@gmail.com