Dicas Para Manter Suas Articulações Saudáveis ​​e Fortes

Dicas Para Manter Suas Articulações Saudáveis ​​e Fortes

Uma articulação é o local onde dois ou mais ossos se encontram e é importante saber como mantê-los saudáveis ​​e fortes porque os danos às articulações costumam ser extremamente dolorosos e às vezes irreversíveis.

A dor extrema nas articulações pode agravar e levar a condições de longo prazo, como a artrite. A boa notícia é que você pode tomar várias medidas para manter suas articulações o mais saudáveis ​​e móveis possível.

Uma introdução às suas articulações

Existem três tipos de articulações no corpo; articulações fixas, articulações ligeiramente móveis e articulações sinoviais.

Articulações fixas, como o crânio, não permitem qualquer movimento e são mantidas juntas por tecido conjuntivo fibroso. Articulações ligeiramente móveis, como o nome sugere, são articulações que podem se mover ligeiramente, como aquelas entre as vértebras da coluna vertebral.

As articulações sinoviais são o tipo de articulação mais móvel encontrado em nosso corpo; exemplos incluem a articulação do quadril e do cotovelo.

Existem seis tipos de articulações sinoviais: articulações pivô, dobradiça, sela, plana, condiloide e articulação esférica.

A cartilagem, a sinóvia e o líquido sinovial cobrem as articulações, evitando que os ossos se esfreguem. Idade, lesões e hábitos de vida cotidianos podem contribuir para o desgaste de nossa cartilagem e, infelizmente, esse dano não é prontamente reparado pelo corpo.

Abaixo irei te revelar 7 dicas para combater as dores articulares, mas saiba que existe suplementos naturais que ajuda a combater as dores articulares, e o Artrofim é um dos mais famosos aqui no brasil.

1) Continue andando

Isso não significa necessariamente ‘exercício’, mas permanecer sentados em uma posição por horas a fio – especialmente se você tiver um trabalho de mesa – nos coloca em um risco maior de sentir dores nas articulações. Até mesmo levantar da sua mesa e dar uma caminhada curta a cada hora pode nos beneficiar. Manter-se ativo ajuda a aumentar a força e a flexibilidade nas articulações, bem como nos músculos que as circundam.

A atividade física estimula a circulação do líquido sinovial, o que permite que os ossos se movam entre si com mais facilidade. Além do mais, o exercício desencadeia um processo biológico denominado autofagia, que envolve a remoção de células danificadas na articulação.

Agora, eu entendo perfeitamente que o exercício é provavelmente a última coisa que você quer fazer se tiver dores nas articulações. No entanto, fazer exercícios que envolvam o mínimo de sustentação de peso, como nadar ou caminhar rapidamente, pode fazer bem às suas articulações sem agravar ainda mais a dor.

2) Beba água

A cartilagem é mantida lubrificada por um líquido conhecido como fluido sinovial e, de fato, nossa cartilagem é aproximadamente 60% composta por água. Como resultado, é essencial nos mantermos hidratados quando nossas articulações estão danificadas.

Se não o fizermos, a produção de nosso líquido sinovial será reduzida e aumentamos nosso risco de dor por atrito e deterioração da cartilagem. Beber água pode ajudar a melhorar a saúde das articulações e diminuir a dor causada por doenças como artrite reumatóide, osteoartrite e gota.

3) Construir músculos

Os músculos aliviam a carga das articulações, portanto, se você não tiver músculos suficientes para suportar o peso do seu corpo e realizá-lo nas atividades do dia a dia, poderá descobrir que as articulações sofrem o impacto. Novamente, você não precisa ir à academia e fazer um treino superintenso – exercícios simples com levantamento de peso podem resolver o problema.

Tente se concentrar no fortalecimento dos músculos ao redor das articulações do quadril e do joelho, pois essas são as articulações que precisam suportar o peso de todo o corpo. É muito comum sentir dor no joelho ou no quadril como resultado de rigidez nos músculos ao redor, como os adutores ou quadríceps, portanto, aliviar a tensão aqui às vezes pode aliviar a dor nas articulações.

Aumentar a força do núcleo pode ajudá-lo a manter o equilíbrio e diminuir a probabilidade de quedas que podem danificar as articulações. Para saber mais sobre a importância de desenvolver a força do core, bem como alguns exercícios fáceis de fazer que você pode experimentar, consulte nosso blog ‘ O que é um treino de core? ‘

4) Postura

A postura curvada aumenta a pressão sobre as articulações e pode causar dores nas costas , no pescoço e nos ombros – muitas dores! Ter uma postura péssima limita sua amplitude de movimento e torna muito mais difícil para seus músculos aliviarem a carga de suas articulações.

Com o tempo, a má postura pode causar desalinhamento da coluna vertebral, o que eventualmente leva a ainda mais estresse e dor nas articulações.

Tente estar atento à sua postura o máximo que puder e observe se você está curvado ou curvado para a frente. Para verificar sua postura, olhe no espelho – as palmas das mãos devem estar voltadas para o corpo com os polegares apontando para a frente.

Se suas palmas estão voltadas para o fundo da sala, você provavelmente está curvado. Virar as palmas das mãos para a frente estimula os ombros a rolar para baixo nas costas e neutralizar a curvatura.

5) Dieta

Nossa dieta é muito importante quando se trata de nossas articulações porque o que comemos pode afetar a sensação das articulações – alguns alimentos podem ajudar a proteger nossas articulações, enquanto outros podem piorar a dor nas articulações.

A inflamação é a forma de nosso corpo se curar e se reparar, bem como se proteger de invasores estranhos, como vírus e bactérias. Quando comemos alimentos artificiais altamente processados ​​que não são naturais e não são encontrados na natureza, não é surpresa que nosso corpo também reconheça esses alimentos como estranhos.

Comer alimentos inflamatórios como açúcar, laticínios, gorduras saturadas e carne pode agravar a dor nas articulações, enquanto os alimentos antiinflamatórios, como frutas, vegetais e grãos inteiros podem ajudar a prevenir a dor nas articulações causada pela inflamação.

Aumentar a ingestão de cálcio também pode ajudar a cuidar da saúde das articulações. O cálcio é um mineral que ajuda nossos ossos a permanecerem fortes e minimiza nosso risco de desenvolver doenças ósseas frágeis (osteoporose).

 Nosso corpo remove continuamente pequenas quantidades de cálcio de nossos ossos e o substitui por novo cálcio. Se nosso corpo remove mais cálcio do que substitui, nossos ossos tornam-se mais fracos e mais propensos a quebrar.

6) Reduzir o estresse

Quando estamos estressados, nosso corpo pode iniciar uma resposta inflamatória que pode fazer com que as articulações inchem e se tornem menos móveis.

O estresse também faz com que os níveis do hormônio do estresse, cortisol, aumentem, e esse aumento pode reduzir a produção de colágeno, que é uma parte importante da manutenção de articulações saudáveis. Além do mais, o estresse pode fazer com que nossos músculos fiquem tensos; essa tensão faz com que nossas articulações trabalhem muito mais, o que pode levar a mais inflamação e desconforto.

Existem algumas maneiras de lidar com a dor nas articulações relacionada ao estresse. Em primeiro lugar, você pode mergulhar em um banho quente com alguns sais de Epsom. Os sais de Epsom são ricos em magnésio e sulfato, que se acredita serem absorvidos pela pele no corpo para ajudar a relaxar e soltar as articulações rígidas.

Outra maneira de reduzir o estresse é incorporando técnicas de atenção plena e respiração profunda para ajudar a acalmar o sistema nervoso e trazê-lo de volta ao presente. Os remédios à base de ervas também podem ajudá-lo; Eu pessoalmente recomendaria nosso próprio Stress Relief Daytime, que contém extratos de Valeriana e Lúpulo frescos para ajudar a aliviar os sintomas de estresse leve e ansiedade.

7) Ajuda de ervas

Quando nossas articulações estão doloridas e inflamadas, é bom ter um processo eficaz de controle da dor, especialmente se você sofre de doenças como artrite ou fibromialgia. Os remédios à base de ervas são um ótimo caminho para descer porque são mais naturais e contêm poucos ou nenhum efeito colateral em comparação com a medicação convencional.

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